Advertisement

Responsive Advertisement

Dia do Orgulho Nerd | Qual a real importância dessa comemoração?

Não entre em pânico! É o Dia do Orgulho Nerd!
Estamos no mês de maio, conhecido mundialmente como o mês das mamães, porém, em uma galáxia não muito distante, apareceu um escritor chamado Douglas Adams que criou uma história para uma série, que seria transmitida pela BBC Radio 4 e depois se tornou no livro chamado O Guia do Mochileiro das Galáxia lançado em Londres, no dia 25 de maio de 1979. Poderia ser apenas mais um lançamento de um livro de ficção científica, mas, mal sabia Adams que, na verdade, o livro se tornaria um sucesso, levando a uma franquia de cinco e criando uma marca para toda uma nação nerd.
O escritor Douglas Adams foi o ponto inicial para esse dia maravilhoso existir, pois os seus livros englobavam o mundo sci-fi de forma divertida e criativa, com um diferencial espetacular para a época. Além das suas obras literárias, Adams mudou a TV desenvolvendo os roteiros das icônicas séries Monty Python e Doctor Who que faziam um grande sucesso na época. Até hoje a série Doctor Who vem carregando uma legião de fãs e é uma das séries queridinhas da BBC.
Após a morte do escritor, os fãs queriam homenageá-lo de qualquer maneira, então decidiram criar O Dia da Toalha, onde os fãs da franquia literária se juntavam para conversar sobre os acontecimentos dos livros e usar suas toalhas acompanhadas de itens do universo que Adams admirava. Foi então que, o tempo foi passando e o dia não representava mais apenas uma homenagem a Douglas, mas sim para todos os nerds que ele representou. Foi então que o dia foi ganhando um significado diferente, se tornando também o Dia do Orgulho Nerd.
Claro que, O Guia do Mochileiro das Galáxia não era o único motivo de tornar 25 de maio especial. Em 1977, no mesmo dia e no mesmo mês, Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança era lançado nos cinemas! O filme trazia a magia de uma história passada no espaço sideral, com tecnologias futurísticas e aventuras divertidas para as telonas, entretendo todo o público nerd e se tornando a franquia mais poderosa até hoje. No mesmo mês, porém no dia 4, é o Star Wars Day! O dia em que os nerds e fãs da saga comemoram o universo feito por George Lucas.
Até hoje, muitos nerds acham que são apenas comemorações sobre obras literárias e cinematográficas que envolvem esse mundo fantástico, mas na verdade, o dia 25 de maio é para lembrar a honra de ser um nerd. De segurar uma toalha no ombro, de ter um conhecimento elevado sobre todos os assuntos da cultura pop, de ser bom tanto em exatas ou em humanas, de ser curiosos a ponto de assistir um episódio 10 vezes e pegar um erro na cena que ninguém havia percebido. De se vestir como um herói que te representa ou quem te inspira, de jogar um game que te faz feliz, de ser uma pessoa diferente e saber que há outros como você.
Antigamente, ser nerd não era tão legal, mas hoje, a população foi transformando essa cultura de quadrinhos, games, livros e filmes em algo natural. Mostrando que na verdade, não é esquisito ser um nerd, mas sim divertido e intrigante. Se envolver no mundo que amamos é a melhor experiência de um nerd. Então, meu caro, comemore esse dia, pois a hora será toda sua.
Que a força esteja com você!

Postar um comentário

0 Comentários